Na escola de tempo integral Eurídice Ferreira de Mello faço um trabalho de informática básica ao inicio de cada bimestre utilizando o sistema operacional Linux educacional, dentro deste sistema além de utilizar aplicativos como editor de vídeo (Kdenlive), editores de apresentação (Impress), editor de texto (Write) e de planilhas (Calc), vários aplicativos educacionais, além de jogos educativos.
Creio que para se trabalhar em um laboratório de informática na educação, enfatizando os softwares, é necessário entender quais objetivos devemos alcançar com essas ferramentas e o que queremos formar no desenvolvimento cognitivo e social do educando.
Dentre esses softwares gostaria de citar:
• No Linux educacional, por exemplo, temos aplicativos preciosos como planetário que possibilita ao aluno conhecer as diversas constelações e planetas do sistema solar;
• Outro aplicativo interessante e o TuxPaint, é um editor de desenho muito interessante para trabalhar com crianças, pois possui efeitos visuais e sonoros, o que proporciona um leque de possibilidade ao educando, além de ser uma grande ferramenta ao desenvolvimento a motricidade da criança.
• No Linux educacional também se encontra aplicativos como jogos de matemática, português, línguas, geografia, xadrez, além de varias ferramentas de alfabetização como o abecedário. Que nos proporciona diversas possibilidades.
• Além disso, também se encontram os editores de texto, imagem, cálculos, planilhas e apresentação que se assemelham muito com os softwares de edição da Microsoft.
Creio que com todas essas ferramentas as aulas possam se tornar mais atrativas, pois dentro desse sistema operacional há uma diversidade de aplicativos que podem ser utilizados nas mais diversas aulas de forma interdisciplinar.
Professor Deyvid Denner - Informática educativa.
1 comentários:
Muito boa a informação.
Postar um comentário