Na manhã do dia 22 de outubro, muitas crianças da rede pública estadual e municipal da Capital, assistiram pela primeira vez a um filme no cinema. No escurinho do cinema, com os olhos e a mente voltados para a grande tela, meninos e meninas se divertiram, interagiram e viveram um momento único.
A iniciativa é do projeto ‘Meu Primeiro Filme’, que no Tocantins é realizado pela primeira vez. Idealizado pelo Instituto Tocantins Mais Futuro, o projeto conta com a parceria das secretarias estadual e municipal da Educação e empresas privadas, e beneficiou nesta primeira etapa 1.750 alunos de escolas públicas de Palmas, que cursam do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e da 1ª à 3ª série do ensino médio. O projeto segue até o dia 31 de agosto, sempre às 10 horas, no Cinemark Capim Dourado.
Com um sorriso estampado no rosto, Eduardo Rodrigo, de 11 anos, que mora no Aureny III, e estuda na escola de Tempo Integral Euridice Ferreira de Melo resumiu sua emoção em uma só frase. “Achei tudo lindo e nunca vou esquecer esse dia”, disse ao lado de três colegas de sala que também não escondiam sua felicidade.
Parceiro do projeto, o secretário municipal de educação, Zenóbio Arruda, reforçou a importância de projetos como o ‘Meu Primeiro Filme’. “Eu e toda a nossa equipe de trabalho estávamos ansiosos com início do projeto e imaginando como seria a reação de cada aluno. Essa ação vai proporcionar aos milhares de alunos um momento único, quando a criatividade de cada um será estimulada”, disse.
A emoção dos pequenos espectadores contagiou presidente do Instituto Tocantins Mais Futuro, Carlos Franco Amastha. “Não existe nada melhor do que ver esse encantamento, o brilho no olhar, a satisfação de cada aluno. Nosso objetivo é promover a integração e oferecer momentos de lazer, além de utilizar a sétima arte na educação. Proporcionamos para essas crianças novos valores, entretenimento, cultura e desenvolvimento social”.
Concurso
Após assistirem o filme, os alunos, em suas próprias escolas vão escrever redações e concorrer a sete computadores. As melhores redações vão ser expostas no Capim Dourado Shopping. Essas redações deverão ser entregues pelas escolas aos organizadores até o dia 15 de setembro. No dia 17, as redações serão expostas no shopping para apreciação e votação, e no dia 24 será a solenidade de premiação.
Os alunos também vão participar de um quiz cultural, onde terão que escrever uma frase com a palavra azul. O autor da melhor frase será premiado com uma viagem para Salvador (BA), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) ou Florianópolis (SC) e poderá levar o seu professor preferido como acompanhante.
Sobre o Instituto Tocantins Mais Futuro
Criado em 2007, o Instituto Tocantins Mais Futuro é uma instituição de responsabilidade social e ambiental que desenvolve suas ações e projetos a partir da parceria com comunidade, poder público, empreendimentos empresariais e instituições de ensino. Desde sua criação, já qualificou profissionalmente mais de cinco mil tocantinenses em projetos desenvolvidos em parceria com o Tribunal de Contas do Estado, Sine, Sebrae e Governo do Tocantins.
Fonte: acessoria prefeitura de Palmas e Ascop (com informações da Assessoria de Imprensa do Capim Dourado).
1 comentários:
muito bom
Postar um comentário